A Arte do Futebol

domingo, 6 de junho de 2010

FIFA World Cup 2010 - Jogos de Preparação


Muitas surpresas acontecem nestes jogos e muitas exibições medíocres de selecções de topo fazem correr muita tinta, baralhando os críticos nas previsões dos vencedores do torneio.

Podemos ver selecções como a França, Itália e até mesmo Portugal a fazer exibições pálidas (já pareço um comentador desportivo a falar) diante outras selecções 'teoricamente' mais fracas. No entanto estes jogos de preparação são jogos para preparar as equipas para o Mundial (não sei se o nome que lhes dão é apenas coincidência, muitos devem achar que sim).

É óbvio que a vitória é sempre importante em todos os jogos de qualquer modalidade desportiva mas podem existir vários factores mais importantes ainda, sejam eles relativos ao modelo de jogo ou à forma desportiva dos jogadores, e um jogo com um mau resultado pode eventualmente ser um bom teste.

E agora na onda destes jogos de preparação, deixo só aqui o meu reparo para a selecção que mais gostei de ver jogar (embora não tenha visto todas). Vi o jogo do México contra a Itália e a equipa americana apresentou uma dinâmica ofensiva impressionante, não habitual em selecções nacionais. Mostraram um entendimento fantástico aliado à boa qualidade técnico-táctica dos jogadores mais adiantados que resultaram no domínio do jogo frente aos actuais campeões do mundo. Claro que os jogos de preparação valem o que valem, ainda assim acho que vale a pena manter a selecção Mexicana debaixo de olho.


Foto retirada do site da FIFA.

Sem comentários: